Resenha Literária: Garota Online - Zoe Sugg

Oi todo mundo! Como foi o carnaval de vocês?


O post de hoje é uma resenha do livro que li recentemente, ano passado mais precisamente, e amei! Fiquei de fazer resenha deste, e cá estou eu! Como está estampado no título da postagem, o livro é Garota Online, da youtuber, Zoe Sugg, ou Zoella. Já a conhecia do Youtube, mas não sou de acompanhá-la, meu inglês ainda não está no nível fluente rs. Mas, vou confessar que o livro supriu minhas expectativas, pois comprei somente porque todo mundo estava falando, e demorei a ler, mas vou falar... ADOREI! 


Ano: 2014, tradução 2015
Editora: Verus Editora
Páginas: 306
Nota♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 
"Penny tem um segredo.  
Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre. Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital."
Zoe tentou criar um livro que talvez saísse daquele clichê dos livros jovens, mas não fugiu muito. Penny é uma garota não tão popular no colégio, e se apaixona pelo gatão popular, isso existe muito nos clichês da vida. Mas, o livro tem história para contar. Até eu começar a me interessar pelo livro, demorou bastante. Só quando o romance começou a se desenvolver. Mas não o romance com o carinha popular do colégio. Nada contra os clichês, eu adoro ler livros "de menininha", aliás, tenho vários e não me importo com isso, mas é engraçado que já no início do livro, você já sabe toda a história. Ou quase.

O jornal britânico The Telegraph publicou uma matéria confirmando que o livro foi escrito por uma ghostwriter (escritor fantasma) e não por Zoe. Mas, se parar para pensar, isso acontece muito no mundo literário. Há sempre uma ajudinha para o autor, ainda mais quando se é iniciante, como a Zoe. Foi seu primeiro livro - mas o segundo vem aí, continuação! Houve ajuda, mas Zoe criou e deu vida ao enredo.

"Toda vez que você posta alguma coisa online, você tem uma escolha."

Penny Porter é britânica, ama fotografia e sofre com síndromes do pânico por conta de um acidente de carro na sua infância. Seu melhor amigo, Elliot, é um garoto todo pra cima e enfrenta problemas com o seus pais. Penny decidiu criar um blog anônimo para postar as suas fotos e conversar com as pessoas sem ser identificada. Numa peça teatral do colégio, Penny foi a fotógrafa e nesse dia, gravaram um vídeo seu caindo e mostrando tudo, quando tropeçou indo tirar a foto final da peça. Este vídeo se tornou viral e Penny estava sendo zoada na escola. Ela já é uma garota um pouco desajeitada e tímida, o que não ajudou muito.

A mãe dela, trabalha com decoração de casamentos e foi contratada para trabalhar numa festa em pleno no fim de ano - Natal, Ano Novo -, na cidade que nunca dorme, Nova York. Apesar dos seus ataques de pânico, Penny conseguiu driblar o medo junto com seu amigo Elliot na viagem de avião, e se divertir num dos melhores hotéis onde foi instalada a sua família. É nesse hotel que ela conhece Noah, neto de uma das organizadoras do casamento, e que vai balançar seu coração. 

"-Sabe o que é um incidente incitante? [...]
 - É o momento no começo de um filme em que alguma coisa acontece na vida do herói e muda tudo para sempre. Você viu Harry Potter, não viu?
 Faço que sim com a cabeça.
- Então, o incidente incitante desse filme é quando o Hagrid diz pro Harry Potter que um dia ele vai ser um grande mago e entrega a carta para Hogwarts.
- Ah, sei.
 Noah abaixa a cabeça, como se estivesse envergonhado.
- Acho que você pode ser isso pra mim. 
- O que? Uma maga? 
- Não! Meu incidente incitante."

O problema dos ataques de pânico foi retratado de forma leve no livro, mas que pode ajudar bastante o leitor que sofre com esse problema de locais com multidões ou apertados. Eu mesma, vou confessar, não sofro disso seriamente, mas sou muito ansiosa e de vez em quando, se vou num local com muita gente, eu sinto falta de ar e passo mal. Mas tenho me controlado quanto isso e estou bem melhor :) No caso da Penny, ela se sente mal ao andar de carro muito rapidamente, pois lembra do acidente, se está num avião, ou quando a sua timidez a confronta. Além de abordar este assunto, junto a timidez, também houve a internet, que é o ponto alto. Além do blog anônimo, tem o lado negativo quando se trata do bullying.

"Sabe quando você sacode uma lata de Coca, depois abre a Coca e espirra pra tudo que é lado? Então, é assim que eu me sinto agora. Tem muitas coisas fervilhando dentro de mim; mas fico insegura de falar delas em voz alta."

Elliot é um amigo maravilhoso! Já quero um desse na minha vida, que está do meu lado nos melhores e piores momentos. Ele esteve em NY, mas não tiveram aventura dos dois na cidade que nunca dorme. Penny encontrou o Noah e deixou o Elliot de lado, coitado, ficou com ciúmes e não deu coisa boa após isso... Mas sem spoiler! Noah é lindo, fofo, carismático e muito amoroso com a Penny, o que a deixa confusa pelo fato de nenhum garoto ter sido assim com ela. E logo o Noah, que é lindo e... ~Spoiler~... Pop Star. Mas ela não sabia, não o conhecia como um astro do pop. Tipo o Shawn Mendes, sabe? Um cantor que começou fazendo sucesso na internet, mas agora está subindo os degraus para conquistar o mundo. Como o Justin Bieber. 


Ficarei esperando ansiosamente pela sequência, estou curiosa para saber como decorreu o incidente incitante, Penny e Noah. Ao que me parece, já foi lançada, mas aqui no Brasil ainda não recebemos a tradução. Na sequência, o Noah convida a Penny pra ir com ele à um tour musical pela Europa. Mas, claro, vão haver a saudade e os contratempos. E seria maravilindo se tivesse um filme baseado nele. Se você curte livros de romance jovem, certamente deve ler Garota Online. Se já leu, me conte o que achou, vou amar saber! 

Beijos.




Comentários
0 Comentários
 
© Cidade das Auroras - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger. imagem-logo